Como instalar Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7

Dicas em Informática/ dezembro 9, 2017

 

Instalar Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7 pode ser um desafio, dependendo das condições do computador do usuário. Programas que não foram desinstalados corretamente podem impedir a abertura do seu arquivo de instalação.

Sugerimos aqui alguns procedimentos para viabilizar a instalação desse programa e também servir para reflexão e discernimento na busca de soluções para outros problemas relacionados.

Clique na imagem abaixo para saber mais detalhes sobre o que é e para que serve o Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7.

 

Como instalar Adobe Acrobat Reader em Windows 7.Imagem editada por Discernir

 

Para isso, procuramos desenvolver um roteiro – do tipo passo a passo – que poderá ser seguido por qualquer iniciante.

Bem, mas um expert poderia dizer que alguém que pretende instalar um programa do tipo em questão não é tão iniciante e, por isso, certas coisas não precisam ser explicadas. Mas, não.

Entendemos que, não raras vezes, é justamente a atenção aos mínimos detalhes que pode fazer a grande diferença.

Além disso, nem sempre as pessoas sabem o que pensamos que elas sabem. O que para uns parece óbvio, pode ser a pedra no caminho que faz você desviar para o lado do problema, em vez de seguir rumo à solução.

Em tema de explicações para soluções de problemas como esse, preferimos pecar pelo excesso – não pela escassez.

Assim sendo, a leitura de um roteiro organizado e bem ilustrado, partindo do mais simples para o mais complexo, poderá possibilitar a visualização de algum detalhe que lhe tenha passado despercebido e sugerir a busca da solução por outro ângulo de compreensão. De sorte que, ao final, você mesmo poderá diagnosticar o problema e aplicar-lhe a solução.

Portanto, independentemente da experiência que você tiver, se estiver lendo este post é porque não conseguiu instalar o Adobe DC.

Por isso, por mais óbvio que possa parecer, “vamos começar do início”, acessando a página de download do Adobe Acrobat Reader DC. Para isso, clique na imagem abaixo.

 

Acessando a página de download do Adobe Acrobat Reader DC

 

Página de download Adobe Acrobat Reader DC.Imagem editada por Discernir

 

Clique na imagem acima e essa página abrirá de acordo com a predisposição do computador do usuário. Ou seja, ela abrirá conforme o sistema operacional da sua máquina. Além disso, também as opções para o McAfee poderão estar ou não disponíveis, conforme você já os tenha instalado, variando, portanto, as configurações das ofertas da página.

Clique em Instalar agora, e uma janela possibilitará a seleção do local de destino para salvar o instalador.

Nota: Dependendo das configurações do Windows Explorer e/ou do seu navegador, o instalador poderá ser direcionado automaticamente para a pasta de download ou para outra predefinida. Verifique essas configurações, caso não consiga localizar o instalador.

Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse para abrir o instalador. Se não abrir ou se ficar com a caixa em branco, repita o procedimento e tente abri-lo agora clicando no botão direito do mouse e, em seguida, em Executar como administrador.

 

Arquivo>executar como administrador.Imagem editada por Discernir

 

Bem, se até aqui o instalador não abrir, é possível que haja instalado na máquina algum produto Adobe. Nesse caso, será preciso desinstalá-lo.

 

Como desinstalar programas no Windows 7

 

Clique em “Iniciar”, depois em Painel de controle e, finalmente, Programas e Recursos.

Nota: “Iniciar”, no contexto deste post, indicará sempre início, através de um clique no logo do Windows que fica na barra de ferramentas – canto inferior esquerdo do vídeo.

 

Iniciar>painel de controle>programas e recursos.Imagem editada por Discernir

 

Localize os produtos Adobe na lista de programas instalados. Selecione o produto a ser desinstalado clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, com o esquerdo na opção desinstalar.

 

Iniciar>painel de controle>programas e recursos>desinstalar.Imagem editada por Discernir

 

Concluída a desinstalação, tente instalar o programa, acessando novamente a página de download do Adobe Acrobat Reader DC, conforme foi explicado.

Bem, se até aqui o instalador não abrir, é possível que tenha ficado algum resíduo de algum produto Adobe, cuja desinstalação não ocorreu completamente.

 

Como desinstalar programas remanescentes no Windows 7

 

Consideração preliminar- saber sobre problemas conhecidos que ocorrem ao se tentar instalar Adobe Acrobat Reader DC

Embora saibamos que você procura uma solução rápida e objetiva para instalar o Adobe, pois pode até já estar cansado de tantas tentativas frustradas, de tantos sites e blogs visitados sem que nenhum deles tenha a almejada solução específica, também sabemos que, por outro lado, cada caso é um caso. Isso porque cada máquina é uma caixinha com suas próprias surpresas desagradáveis dentro.

Por isso, para esta fase, primeiramente, sugerimos a leitura dos “problemas conhecidos”, relatados no site Adobe, principalmente no que se refere a “Software antivírus”.

Sugerimos essa atenta leitura para que você possa chegar às suas próprias conclusões ao se deparar, eventualmente, com problemas decorrentes das peculiaridades do seu próprio computador, e que não foram abordadas com especificidade neste post.

Então, é comum ocorrer que os termos e os procedimentos explicados não são exatamente de acordo com os obstáculos decorrentes das peculiaridades de cada máquina e da necessidade de cada usuário. Nesse caso, sugerimos uma simbiose entre as explicações, para poder chegar a uma conclusão lógica sobre o problema.

É que se você não encontrar uma solução específica neste post, pretendemos que, no mínimo, ele lhe dê subsídios para raciocinar sobre o problema, perceber mais facilmente detalhes antes não vistos – discernir, portanto – e concluir sobre o que possa ainda ser tentado.

Feita essa consideração, é a vez de verificar, “in loco”, se realmente os produtos Adobe foram excluídos do seu computador. Valendo lembrar que a instalação pode estar sendo obstruída por algum remanescente Adobe.

 

Mãos à obra – desinstalando programas remanescentes

Para isso, clique novamente em “Iniciar” e, no campo de Pesquisar programas e arquivos, digite a letra C seguida por dois pontos.

Na lista de arquivos que aparecer, abra Program Files (x86). Localize nele algum produto Adobe; clique sobre ele com o botão direito do mouse e, em seguida, com o esquerdo, em excluir.

 

Acessando arquivo Program Files (x86).Imagem editada por Discernir

 

Ainda em Program Files (x86), abra também a pasta Common Files e, se restar algum produto Adobe, tente excluí-lo.

Caso seu sistema lhe exija permissão para excluir algum arquivo, clique sobre ele com o botão direito do mouse. Depois, com o esquerdo, clique em propriedades >> segurança >> editar >> adicionar. Digite a palavra usuário no campo disponível e aperte OK.

A janela Permissões para usuários autenticados vai restar ativada para edição. Marque a caixa Controle total e clique em OK.

 

Caminho de acesso para obter permissão.Imagem editada por Discernir

 

Tente excluir o arquivo agora. Se conseguir excluí-lo, exclua-o também da lixeira.

Nota: Assim que conseguir excluir todos os remanescentes dos produtos Adobe, tente novamente instalar o Adobe.

Caso não seja possível excluir o arquivo, e apareça a mensagem informando que o mesmo não pode ser excluído porque está aberto em outro programa, feche tudo e tente novamente.

Caso apareça a mesma mensagem, tente o seguinte procedimento: 

 

Como limpar o sistema de programa remanescente indesejado

 

Para limpar seu sistema de programa remanescente indesejado, clique em “Iniciar”, Painel de Controle, abra o Windows Defender. Clique em Verificar e escolha Verificação completa. Essa verificação pode levar muitas horas – tipo 13, 15 ou mais – dependendo do conteúdo do seu computador. Se preferir, a Verificação rápida pode ser tentada antes, mas, se não detectar nada, a verificação completa será inevitável.

 

Iniciar>painel de controle>windows defender>verificação completa.Imagem editada por Discernir

 

Concluída a verificação completa, provavelmente restará detectado algum programa mal-intencionado ou indesejado. Para livrar-se dele de uma vez, clique no botão excluir – do próprio Windows Defender.

Volte à pasta na qual estava o arquivo remanescente do Adobe – ver nas pastas Program Files (x86) e Common Files – e veja se desapareceu.

Caso ainda apareça, tente agora excluí-lo normalmente clicando sobre ele com o botão direito do mouse e depois, com o esquerdo, em excluir. Verifique a lixeira e exclua-o também de lá.

Feito isso, acesse novamente a página de download do Adobe Acrobat Reader DC e tente instalar o programa.

Se o instalador não aparecer ou ficar com sua caixa em branco, será necessário fazer com que o Windows Defender não verifique o arquivo (do instalador do Adobe) que você pretende baixar. Para isso, execute o seguinte procedimento:

 

Como impedir que o Windows Defender verifique arquivos e pastas específicas – exclusão da proteção

 

Primeiro, conecte um cartão de memória ou pendrive vazio em seu computador. Localize o dispositivo, clique sobre ele com o botão direito do mouse, depois, com o esquerdo, clique em Formatar.

Atenção: O cartão ou pendrive a ser usado deverá estar vazio, pois a formatação faria excluir o que estivesse arquivado nele. Portanto, certifique-se de que essa operação está mesmo sendo realizada no cartão ou pendrive que você conectou.

 

Caminho para formatação do cartão de memória.Imagem editada por Discernir

 

Assim que concluir o procedimento, clique em “Iniciar”, depois, em Painel de controle e, finalmente, Windows Defender.

Estando no Windows Defender, clique em Ferramentas >> Opções e, na lista de opções que aparece na lateral esquerda, clique em Arquivos e pastas excluídos.

A atenção é para a necessidade de fazer esse procedimento no Windows Defender em três fases:

 

Primeira fase – excluindo a proteção do dispositivo de memória

A primeira será para fazer com que o Windows Defender não verifique o dispositivo de memória conectado (cartão ou pendrive) no qual você pretende salvar o arquivo do instalador do Adobe. Para isso, estando no Windows Defender >> Arquivos e pastas excluídos, clique em Adicionar, e uma janela para a localização do arquivo ou pasta se abrirá.

 

Área de exclusão de proteção do Windows Defender.Imagem editada por Discernir

 

Localize o dispositivo de memória conectado (cartão ou pendrive já formatado), clique sobre ele com o botão esquerdo do mouse e, depois, em OK >> Salvar.

Nota: Reparem que, sem o uso do cartão de memória, ficaria difícil selecionar um local reservado para salvar o arquivo. Por isso sugerimos o uso de um desses dispositivos para facilitar esse procedimento.

 

Área de exclusão de arquivos do Windows Defender.Imagem editada por Discernir

 

Volte à página de download do Adobe Acrobat Reader DC e clique em Instalar agora.

Salve o arquivo no dispositivo de memória que você formatou, mas não tente abri-lo.

 

Segunda fase – Excluindo a proteção contra o arquivo do instalador 

Volte ao Windows Defender >> Arquivos e pastas excluídos e clique novamente em Adicionar.

Localize, agora, no dispositivo de memória conectado, o arquivo de instalação do Adobe. Clique sobre ele com o botão esquerdo do mouse e, depois, em OK >> Salvar.

 

Área de exclusão de proteção do Windows Defender.Imagem editada por Discernir

 

Acesse o arquivo do instalador no dispositivo de memória que você conectou; clique sobre ele com o botão direito do mouse e, depois, com o esquerdo, em Executar como administrador.

Agora, com o arquivo finalmente aberto, siga autorizando as etapas de instalação padronizadas no instalador até concluir a instalação.

 

Arquivo do instalador aberto no cartão de memória.Imagem editada por Discernir

 

Terceira fase – reativando a proteção contra o dispositivo de memória

Depois que o Adobe estiver instalado, volte ao Windows Defender >> Arquivos e pastas excluídos, selecione o dispositivo de memória que você usou para salvar o arquivo, e clique em Remover. Faça esse procedimento para que o Windows Defender volte a verificar esse dispositivo sempre que for conectado ao seu computador. Assim ele estará novamente protegido de infecções.

 

Conclusão

 

Dependendo das condições do computador do usuário, a instalação de novos programas pode exigir procedimentos mais complexos. Programas indesejados, que não foram desinstalados corretamente, podem impedir a instalação de novos produtos. Sendo esse o caso que – constatamos – tem impedido a instalação do Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7.

A atenção, portanto, aos pequenos detalhes, seguindo-se um roteiro do tipo passo a passo, pode fazer toda a diferença capaz de levar à solução. 

Bem, esperamos que esses procedimentos o auxiliem a instalar qualquer produto Adobe, assim como instalar o Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7. Ou, pelo menos, a desinstalar com eficácia, através do próprio Windows Defender, qualquer programa indesejado alojado em seu computador.

Licença Creative Commons
Como instalar | Adobe Acrobat Reader DC em Windows 7 – Discernir de Dicas em Informática está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://discernir.com.br/fonte-comoinstalar-adobe-acrobat-reader-dc/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://discernir.com.br/contatos-autor-blog-discernir/.