Como reduzir velocidade de motorzinho sem desarmar a fonte de alimentação

Estudos & Trabalhos/ maio 19, 2016

De maneira prática e objetiva, sem uso de termos técnicos, voltado para leigos e hobbystas, mostramos como reduzir a velocidade de motorzinho de impressora, sem desarmar a fonte de alimentação. O que pode ser muito útil para projetos que utilizam esse tipo de motor.

 

Como reduzir velocidade de motorzinho.

Imagem: Discernir, maio 2016

 

É comum a utilização de motorzinhos – como os de impressora de computador – nos mais variados projetos de eletromecânica. Sendo necessária, porém, em alguns projetos, a montagem de algum circuito que possa lhes regular a velocidade sem prejudicar o funcionamento da fonte de alimentação.

Quando, por exemplo, ligamos uma lâmpada a uma fonte de alimentação regulável, podemos reduzir o seu brilho simplesmente reduzindo-se a tensão de saída da fonte. O brilho de uma lâmpada ligada em 32 V é diminuído ao reduzir-se a fonte para 12 V.

Porém com os motorzinhos, como os de impressora, isso pode ser mais complicado:

A redução da tensão de saída da fonte – ligada a um desses motorzinhos – pode causar o seu desligamento. Ou seja, a fonte de alimentação pode “desarmar”.

Contudo, após testar vários motores, e também outras fontes de alimentação similares, notamos que alguns motores respondem à redução da tensão sem desarmar a fonte de alimentação, e outros não.

 

Por que a fonte desarma com o motorzinho no momento em que reduz a tensão?

 

Normalmente, pequenas fontes de alimentação possuem um dispositivo de segurança que, em caso de alteração brusca da tensão ou de curto-circuito, provocam o seu desligamento automático.

Nesse caso, elas precisam ser “reiniciadas” para funcionar novamente. Isto é, mais ou menos como acontece com um disjuntor num circuito elétrico.

Considerando-se que um motor, alimentado por energia elétrica, produz trabalho mecânico, o inverso também pode acontecer.

Ao girarmos manualmente o eixo do motor (trabalho mecânico), ele produz energia elétrica nas pontas dos seus fios de ligação.

Ocorre que, no exato instante da redução da tensão, o motor, por conta do impulso do seu giro, produz um retorno de energia que entra em conflito com a capacidade da fonte – reduzida pela metade naquele momento.

Advertimos, por oportuno, que nossa conclusão é de leigo, pois nosso conhecimento é empírico.

Corrija-nos, portanto, se estivermos errados.

 

Como reduzir velocidade de motorzinho sem desarmar a fonte de alimentação?

 

Para evitar o desligamento automático da fonte de alimentação, é preciso um dispositivo que impeça o retorno da energia produzida pelo impulso do motor que é maior que a capacidade da fonte no momento em que sua tensão de saída é reduzida.

Para solucionar esse problema, basta a instalação de um pequeno diodo no circuito entre o motor e a fonte de alimentação, conforme ilustrado abaixo: 

 

Circuito como reduzir velocidade de motorzinho.Ilustração: discernir, maio 2016

 

Com o propósito de reaproveitar materiais de descarte, testamos vários valores de diodos, desses encontrados em circuitos de lâmpadas econômicas. Testamos o N4002, o N4007 e o N4009, e todos apresentaram o mesmo resultado.

Para a montagem do circuito, é preciso observar que diodo tem polos negativo e positivo. O lado com o anel prateado é o polo positivo do diodo e se chama “cátodo” ou simplesmente catodo.

Assim sendo, basta ligar o diodo no fio negativo do circuito, com o anel prateado para o lado da fonte de alimentação. Também é possível ligá-lo no fio positivo, com a diferença de que o anel prateado do diodo deverá ficar virado para o lado do motor.

O vídeo seguinte mostra exatamente o que foi explicado até aqui: como utilizar esse pequeno diodo para evitar esse, digamos, “retorno de energia”.

 

Como reduzir velocidade de motorzinho.

 

Nesse vídeo, comparamos as reações desse tipo de sistema de desligamento automático de uma dessas fontes, que ocorrem quando ligada a uma lâmpada incandescente e quando ligada a um motor de impressora. Concluímos com a solução para esse problema, utilizando material reciclado, como incentivo à preservação do meio ambiente.

 

A propósito, nossos vídeos relacionados:

Fonte de Bancada – ideal para projetos com motorzinhos de impressora | Discernir” – Mostramos como adaptamos a fonte utilizada neste projeto, para uso em projetos artesanais caseiros que utilizam motorzinhos de corrente contínua;

Microrretífica caseira – formato anatômico personalizado – duas velocidades | Discernir” – Mostramos a construção de uma microrretífica, com formato anatômico e duas velocidades, a partir de material reciclado;

Esmeril de bancada – feito com motorzinho de impressora – disco removível | Discernir” – Mostramos a construção de um esmeril de bancada, com disco de lixa removível, a partir de um motorzinho de impressora.

 

Conclusão

 

Existem muitos materiais que podem ser reaproveitados em interessantes projetos escolares e artesanais caseiros. O diodo, por exemplo, é um componente eletrônico com muitas aplicações surpreendentes. 

Mostramos aqui uma ideia que pode ser aproveitada em projetos que utilizam motorzinhos e fontes de alimentação normalmente encontrados em descartes de impressoras de computador.

A solução sugerida utilizou também material de descarte, neste caso, diodos que podem ser normalmente encontrados em circuitos de lâmpadas econômicas. 

Finalmente, sobre o uso do diodo para reduzir velocidade de motorzinho sem desarmar a fonte de alimentação, sugerimos uma atenta leitura neste excelente estudo que encontramos em Instituto Newton C. Braga, “Experimentos e projetos com diodos (ART637)”. Nele você encontrará explicações sobre esse tipo de diodo que referimos, além de ideias interessantes para se usar em projetos de eletrônica.

Esperamos que esta ideia possa lhe ser útil.

Deixe um comentário ou critica construtivos.

Curta e inscreva-se no Canal Discernir.

Discernir agradece a atenção e o respeito pelos direitos autorais.

 

Licença Creative Commons
O trabalho Motorzinho | Como reduzir velocidade sem desarmar fonte – Discernir de Estudos & Trabalhos está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://discernir.com.br/fonte-motorzinhos-como-reduzir-velocidade/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://discernir.com.br/contato-autor-blog-discernir/.

Share this Post